ANUNCIE AQUI
Acusados de assassinar policial militar com tiro na cabeça são soltos no Ceará
By MARCOS ANTONIO DE MELO at setembro 16, 2023
O MPCE foi contrário às solturas. As prisões foram revogadas em decisão da Justiça
Os dois acusados de matar, com um tiro na cabeça, o tenente da Polícia Militar do Ceará, Leonardo Jader Gonçalves Lírio, foram soltos. As prisões de João Gabriel Moura Lima Horácio e Davi Flávio Lima Gomes foram revogadas em decisão proferida na 14ª Vara Criminal de Fortaleza.
O PM foi assassinado no bairro Padre Andrade, em Fortaleza. Segundo a PM, o agente estava de folga, conversando com amigos, quando foi atacado por dois motociclistas. Eles dispararam contra o tenente e roubaram a arma dele.
O Ministério Público do Ceará (MPCE) se posicionou contrário à revogação das prisões. No entanto, a juíza considerou que as prisões preventivas decretadas não seriam mais necessárias
Os advogados Paulo Pimentel, Gilson Alves e Jairton Bento consideram que a decisão foi acertada "haja vista que, encerrada a prova oral, os motivos que ensejaram as prisões preventivas não subsistem mais".
O QUE DISSE O MPCE
Para o MP, "existindo provas da materialidade do crime e da autoria delitiva, visando a garantia da ordem pública e a conveniência da instrução criminal, entende-se pela manutenção da prisão preventiva do requerente".
"Na qualidade de fiscal da ordem jurídica, o Ministério também deve primar pela preservação dos direitos das vítimas e da sociedade, analisando com bastante critério os requisitos da prisão preventiva, para evitar a soltura de presos que coloquem em risco a ordem pública e a instrução criminal"
MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ
João Gabriel foi preso em abril de 2022 e Davi Flávio capturado em 11 de maio de 2022.
ARMA USADA NO CRIME
A investigação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) sobre a morte do tenente apontou que a arma de fogo utilizada no latrocínio foi emprestada por um familiar de um dos suspeitos.
Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, o primo de João Gabriel Moreira Lima Horácio, 19, empresta e aluga armas de fogo para o cometimento de crimes. Naquele dia, ele tinha emprestado uma arma para criminosos realizarem assaltos.
PM FOI MORTO AO SER RECONHECIDO COMO MILITAR
Testemunhas afirmaram à 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da PC-CE, que os assaltantes atiraram contra o tenente Leonardo Lírio ao perceberem que ele era policial militar e estava armado.
Lírio foi levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas morreu no dia seguinte. Ele era 1º tenente e ingressou na PMCE em julho de 2016. Em nota, a Corporação se solidarizou com a família e afirmou que diligências estavam sendo feitas para capturar os suspeitos.
Related Posts:
Justiça de São Paulo determina penhora de bens de Lexa para pagar dívida de GuimêO cantor tem dívida estimada em R$ 2,9 milhões Lexa ainda pode sofrer retenção de 30% de seus rendimentos mensais, incluindo o que ganha com a reprodução de suas músicas em plataformas digitais A Justiça de São Paulo negou … Read More
Júri da Chacina do Curió: MP aponta contradições de policiais militares em interrogatóriosAcusação pede a condenação dos oito militares réus. Defesa dos PMs alega inocência Acontece nesta sexta-feira (15) a fase de debates orais entre acusação e defesa, na terceira sessão do júri da 'Chacina do Curió'. Pela manhã,… Read More
Gravando ‘O Auto da Compadecida 2’, Matheus Nachtergaele celebra amizade com Selton MelloO filme é continuação do sucesso “O Auto da Compadecida”, de 2000 “O Auto da Compadecida 2” tem direção de Guel Arraes e Flávia Lacerda, e previsão de lançamento para 2024 Em meio às gravações do filme “O Auto da Compadecida… Read More
Acusados de assassinar policial militar com tiro na cabeça são soltos no CearáO MPCE foi contrário às solturas. As prisões foram revogadas em decisão da Justiça Os dois acusados de matar, com um tiro na cabeça, o tenente da Polícia Militar do Ceará, Leonardo Jader Gonçalves Lírio, foram soltos. As pris… Read More
Com R$ 465 milhões em emendas para 2024, bancada cearense começa a definir a destinação de recursosEsse dinheiro deve ser indicado entre 1º e 20 de outubro, a fim de ser incorporado ao projeto orçamentário no Congresso A partir da próxima semana, a bancada cearense no Congresso Nacional começa a se reunir com entidades par… Read More